PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Todo período de mudança de uma família deve ser respeitado. A chegada de um filho é um momento muito esperado e traz grandes modificações ao núcleo familiar.
A entrada dessa criança na escola também é um período específico e é por isso que esse momento deve ser respeitado e direcionado.
Em nossa escola direcionamos a adaptação de acordo com cada criança. Com o apoio da coordenadora e pedagogas esse período merece uma atenção especial.

Como iniciar uma adaptação escolar:
Com uma adaptação gradativa seu filho passa a se sentir seguro e gostar da escola. Nosso processo inicia-se antes do primeiro dia de aula.
É importante trazer a criança para conhecer o novo espaço que fará parte de sua vida.
No primeiro dia de aula a permanência na escola é de pouco tempo, cerca de 2 horas.
Assim poderemos ver a reação específica de cada criança e então direcionar os pais a qual procedimento tomar.
Normalmente o período de adaptação dura cerca de 2 semanas.
É importante que os pais se programem para essa etapa, dessa forma o processo de adaptação será melhor sucedido.

Dicas para esse período:
Despeça-se de seu (sua) filho (a), assim ele não ficará lhe procurando no espaço da escola;
Após os dois primeiros dias seja breve e objetivo, dessa forma você transmitirá segurança à ele(a) e isso fará com que se sinta seguro(a) no novo ambiente;
Retire seu (a) filho (a) da escola em um momento de prazer, assim ele(a) ficará com uma sensação boa e gostará de retornar;
É importante que a permanência das crianças nos primeiros dias não seja muito longa, o tempo deverá ser aumentado gradativamente.
Evidencie as coisas boas da escola sem pressionar a criança, se ela não quiser comentar nada respeite.
Cada criança é única e aqui na Escola Aliança nós respeitamos isso desde o início!