FIM DA LICENÇA MATERNIDADE: COMO SE PREPARAR PARA VOLTAR AO TRABALHO

O fim da licença maternidade é marcado por ansiedade e dúvidas. Como será a volta ao trabalho? Qual a melhor opção para o meu bebê? Como ele vai ficar longe de mim?

Os questionamentos são absolutamente normais! Afinal, você passa a gravidez sonhando com o momento de segurar o seu filho nos braços pela primeira vez. Quando o bebê chega é um misto se sensações e hormônios. Amamentação, troca de fraldas, despertares noturno. Uma nova vida que tem início e pode levar um tempo até tudo entrar na rotina familiar!

E quando parece que o turbilhão inicial está passando, com a amamentação mais estabelecida, o bebê regulando as sonecas e hora de dormir, etc… vai se aproximando o fim da licença maternidade. É hora de voltar ao trabalho após meses de dedicação exclusiva ao seu pequeno.

Mas como se preparar para o fim da licença maternidade? Isso é possível?

É sim e pode ser fundamental para que o momento seja mais tranquilo emocionalmente e de forma prática. Confira algumas dicas.

Planejamento para o fim da licença maternidade

1 – Data do fim

Tenha certeza em relação ao dia que você deverá estar de volta ao trabalho. Pode parecer um detalhe bobo, mas qualquer engano pode atrapalhar o seu planejamento e, especialmente, a adaptação do bebê.

2 – Onde vai ficar o seu filho?

Uma pergunta fundamental no fim da licença maternidade e que deve ser pensada desde muito antes é: quem vai cuidar do seu bebê na volta ao trabalho?

Independente da escolha da família é essencial começar uma fase de adaptação e transição algumas semanas antes.

A palavra-chave aqui é segurança. Tanto os pais quanto a criança precisam sentir segurança e tranquilidade para passar pela importante mudança na rotina.

Leia também:
– Como escolher a escola ideal para o seu filho?
– Dicas para a adaptação escolar do seu filho ser um sucesso

3 – Visita na escola

Se a sua opção for por um berçário para cuidar do seu bebê no fim da licença maternidade você deve marcar uma visita o quanto antes. Isso porque o primeiro contato com a instituição de ensino pode ser a oportunidade perfeita para tirar as dúvidas da família.

A conversa com a escola possibilidade que os pais conheçam a rotina do berçário, como são os ambientes, a relação entre escola e família, etc. Isso tudo vai contribuindo para a segurança de que o bebê será bem cuidado!

4 – Amamentação

Você planeja continuar amamentando quando voltar ao trabalho? Saiba que é possível, mesmo quando a criança tem menos de 6 meses e ainda está em aleitamento materno exclusivo. No entanto, isso vai exigir uma dose extra de organização.

Se você optar por tirar leite materno para deixar para a criança é importante ir se adaptando antes. A rotina de ordenha pode ser difícil no início, então você precisa se acostumar e conhecer bem o seu corpo para conseguir manter um ritmo de extração.

As bombas elétricas são importantes aliadas. Inclusive, uma dica de ouro é tirar o leite em um seio enquanto a criança mama no outro, pois a sucção estimula a saída do leite e favorece a ordenha.

Não esqueça de pesquisar sobre as orientações para congelamento e conservação do leite materno.

Se você planeja sair do trabalho para ir amamentar em casa (no caso da criança ficar com um familiar ou babá) ou no berçário faça a rota alguns dias antes. Assim você consegue ver quanto tempo leva para ir, amamentar e retornar ao trabalho, evitando qualquer surpresa ou atraso.

5 – Hora de cuidar de si

Olheiras, cabelo bagunçado e pijama boa parte do dia. A descrição pode retratar muito bem um pouco da rotina da mulher na licença maternidade, quando a principal preocupação é dar atenção ao bebê. No entanto, com a volta ao trabalho tente tirar um tempo para cuidar de si novamente.

Cortar o cabelo, fazer as unhas e até comprar roupas novas. Isso pode ser importante no processo de reencontro pessoal no pós-parto e com certeza vai fazer bem para autoestima e motivação.

Além disso, algumas saídas rápidas sem o bebê também podem favorecer o período de transição para a nova fase.

***

Tenha confiança que o seu bebê ficará bem! Após algumas semanas de adaptação vocês estarão em uma rotina novamente, com novas oportunidades de tempo em família.

Lembre-se que uma mãe feliz e realizada, tanto no quesito pessoal quanto profissional, terá muito mais disposição para cuidar dos seus filhos com todo amor! Deixe a culpa de lado e boa sorte!