CONTAR HISTÓRIAS: 9 IDEIAS PARA OS PAIS CAPRICHAREM NA CONTAÇÃO

As crianças adoram histórias! Seja dos livros ou da imaginação, contar histórias é um momento lúdico, divertido e que estimula a percepção criativa dos pequenos. Além disso, pode aproximar a família, sendo uma atividade longe de outros estímulos como TV ou celular.

No entanto, é comum os pais se sentirem sem inspiração na hora de contar histórias. Isso porque requer que os adultos se desliguem do trabalho, das tarefas de casa, entre outras preocupações para mergulharem no mundo de imaginação.

Então, para inspirar a contação, temos 9 ideias que vão deixar o momento da história ainda mais divertido e especial!

1 – Deixe a criança escolher a temática

Envolva a criança desde o momento de escolher a história do dia. Será sobre animais, uma festa específica, como Páscoa, ou que tal sobre uma bailarina?

Se tiver mais de um filho, tente alternar os interesses ou até mesclar as sugestões. Quem disse que a boneca de pano não pode conhecer o astronauta e ir com ele ver a lua do espaço? Deixe a imaginação livre e permita-se entrar no mundo de fantasia.

2 – Fuja de estímulos externos

A hora de contar histórias requer um momento de atenção exclusiva, para evitar distrações. Por isso, é bom desligar a TV e ficar longe do celular.

Outra sugestão é inserir a contação na rotina, como algo permanente. Pode ser no ritual de sono ou mesmo no horário de brincar. Assim, a criança vai ficar esperando pela atividade, na expectativa por novas histórias.

3 – Brinque com sons

Uma história vai além de palavras. Sons podem deixar a contação mais divertida. Por exemplo: o trem que faz “piuííí”, o gatinho que miou na janela “miau” e assim por diante. Com o passar do tempo a própria criança vai ajudar a completar a história com sons que conseguir relacionar.

4 – Mude a voz

A voz é um fator importantíssimo em uma contação. Ela pode dar o tom para a história, captando ainda mais a atenção das crianças.

Tente criar uma voz própria para os principais personagens, além de adequar o ritmo com o momento da narrativa. Por exemplo: em um ponto de suspense você pode falar mais baixo e mais devagar. Já em uma comemoração falar mais alto e em um tom alegre!

5 – Não esqueça das músicas

Inserir músicas é outra estratégia para contar histórias. A canção “Quem tem medo de lobo mau, lobo mau, lobo mau?” é uma mostra de como as músicas marcam uma narrativa. Então, explore o recurso!

Ah, dica extra: você toca algum instrumento, como violão, flauta, entre outros? Então que tal inserir o instrumento como um recurso da contação? Com certeza deixará o momento ainda mais especial!

6 – Aproveite as histórias para abordar temas que fazem parte da vida da criança

A dica vale para desfralde, chegada de um irmão, volta às aulas, entre outros assuntos. Crie personagens que a criança pode se identificar, relacionando o contexto com situações da sua rotina.

7 – Use objetos ou brinquedos

Diferentes objetos podem fazer parte da hora de contar histórias. Os ursinhos de pelúcia podem se transformar em personagens. A boneca fazer uma participação especial. No entanto, não é preciso limitar-se aos brinquedos.

Em um restaurante as colheres podem se transformar em personagens, a colher grande na mamãe e a colher de sobremesa no filho. Os prendedores de roupa são ótimos bichinhos, como jacarés ou patos. E assim por diante!

8 – Explore o universo dos fantoches

Contar histórias com fantoches pode ajudar a variar. Inclusive vocês podem criar juntos fantoches, como os de meia. Para isso você vai precisar de botões, lãs e restos de tecidos, para depois brincar de contar histórias.

9 – Deixe a criança criar a sua história

Assim como na maioria das vezes os pais que assumem a contação, deixar a criança contar a sua própria história também pode ser divertido. Ela provavelmente pode usar os mesmos recursos que os pais, como mudar o tom de voz, fazer diferentes sons, etc. Isso é muito interessante, pois mostra que ela está se inspirando naquele momento para desenvolver a sua criatividade e imaginação.